0:00
/
0:38
Audiba Jingle

Práticas Esportivas e Uso de Aparelhos Auditivos: Há Restrições?

Pessoas jogando futebol, com destaque para a interação e comunicação durante a partida, ilustrando a importância do aparelho auditivo em esportes em grupo.

Quem pratica esportes regularmente sabe dos imensos benefícios das atividades físicas para a saúde. E para quem utiliza aparelhos auditivos, a prótese não precisa ser um obstáculo para a rotina ativa – muito pelo contrário. O uso de aparelho auditivo pode até potencializar a performance, dependendo do tipo de esporte.

“Aparelhos auditivos e atividades físicas combinam”, comenta Márcia Bonetti, fonoaudióloga e responsável técnica da Audiba, empresa paranaense especializada em aparelhos auditivos. “Muitos usuários têm essa dúvida, mas é importante reforçar que não há contraindicação para a prática de exercícios. Aliás, em esportes em grupo, como futebol ou vôlei, o aparelho facilita a comunicação com os demais integrantes da equipe, além de contribuir para o equilíbrio e consciência espacial.”

Aparelho Auditivo e Atividades Físicas: Quais Cuidados?

Embora a prática de esportes com aparelho auditivo seja possível e vantajosa em muitos casos, é importante que cada paciente seja avaliado por um fonoaudiólogo antes de iniciar qualquer atividade física. O profissional poderá fazer uma análise detalhada dos hábitos e dos exercícios realizados para recomendar o aparelho ideal e oferecer um acompanhamento contínuo, garantindo a adaptação e cuidando da manutenção da prótese.

De acordo com a fonoaudióloga, o principal cuidado para quem pratica esportes com aparelho auditivo é com a exposição à umidade excessiva. “A água pode causar defeitos técnicos ao aparelho”, alerta Márcia. “Por isso, é recomendado usar uma faixa de transpiração, que evita o contato direto com o suor. Caso o usuário transpire em excesso, é necessário avaliar o uso contínuo.”

Quando Não Usar o Aparelho Auditivo Durante os Exercícios?

Apesar de a grande maioria das atividades físicas poder ser realizada sem restrições com o aparelho auditivo, existem alguns casos em que o uso da prótese deve ser evitado:

  • Atividades aquáticas: Exercícios como natação devem ser feitos sem o aparelho auditivo, já que a água pode danificar a prótese.
  • Esportes de impacto: Atividades como artes marciais, que envolvem contato físico intenso e impacto direto, não devem ser realizadas com o aparelho, pois podem danificar o dispositivo e até causar lesões na orelha.

Desmistificando as Restrições para Uso de Aparelhos Auditivos

A prática de atividades físicas é fundamental para a saúde, pois fortalece o corpo, melhora o equilíbrio, a coordenação motora, a agilidade, e também contribui para a recuperação de diversas condições do organismo, proporcionando uma sensação de bem-estar. Portanto, quem faz uso de aparelhos auditivos não deve abrir mão da prática esportiva em sua rotina.

Márcia Bonetti reforça a importância de desmistificar a ideia de que os aparelhos auditivos são restritos ao uso em casa ou no trabalho. “As pessoas precisam entender que o aparelho auditivo não é uma barreira. Ele proporciona uma vida normal e não impede que o paciente cumpra seus afazeres diários ou se envolva em suas atividades, inclusive esportivas”, afirma a especialista.

Ela também destaca a importância de realizar consultas regulares com o fonoaudiólogo, além de seguir as orientações de manutenção adequadas do aparelho, para garantir que o paciente tenha uma vida com mais qualidade, sem limitações devido ao uso do dispositivo.

Aparelhos Auditivos de Alta Tecnologia: Mais Conforto e Discrição

Hoje em dia, os aparelhos auditivos contam com alta tecnologia, permitindo uma audição clara e natural, com ajuste quase perfeito para a maioria dos tipos de perda auditiva. Além disso, os modelos mais modernos são visivelmente menores e discretos, o que não afeta a estética do usuário.

“Os aparelhos atuais são projetados para proporcionar uma audição de quase 100% em muitos casos, sem prejudicar o visual. A tecnologia está cada vez mais acessível e adaptada às necessidades dos usuários”, conclui Márcia Bonetti.

Conclusão: Não Deixe que o Aparelho Auditivo Seja uma Barreiras para sua Vida Ativa

A conclusão é clara: o uso de aparelhos auditivos não deve ser visto como uma limitação, mas como uma ferramenta que possibilita uma vida mais ativa e saudável, incluindo a prática de esportes. Falar com um fonoaudiólogo e garantir a manutenção adequada do aparelho são os passos principais para garantir que sua rotina, tanto esportiva quanto social, seja enriquecida pela audição e pelo bem-estar.

Conteúdo Publicado Originalmente em Massa News

Para mais informações, confira o artigo completo publicado no Massa News.