0:00
/
0:38
Audiba Jingle

Audição e equilíbrio: qual a relação?

Mais do que a própria audição, algumas estruturas situadas na orelha também são responsáveis pelo equilíbrio do corpo

Mais do que a própria audição, algumas estruturas situadas na orelha também são responsáveis pelo equilíbrio do corpo 

Existem partes no ouvido que, além de serem responsáveis pela audição, também estão diretamente relacionadas ao equilíbrio. Você sabia disso? Localizados na orelha interna, existem estruturas que são responsáveis pelo equilíbrio do corpo. 

Neste post vamos explicar melhor sobre a relação entre a audição e o equilíbrio e como ela acontece. Leia até o final e entenda mais sobre o assunto! 

De que forma o som chega ao nosso centro auditivo?

A orelha é o órgão responsável pela audição. Isso todos já sabemos, certo? Ela ainda é dividida em três partes: externa, média e interna. Cada uma delas é encarregada de uma função em todo o processo de levar o som até o cérebro. 

Vamos por partes para conseguir compreender melhor tudo isso. Não vamos demorar muito. A orelha externa é quem capta as ondas sonoras que estão no ar e que em seguida chegam no limite entre o canal auditivo e a orelha média, separado pela fina e rígida membrana timpânica (popularmente chamado de tímpano).

Quando chegam aí, as vibrações recebidas pelo tímpano são transmitidas até os ossículos da orelha média, formado por martelo, bigorna e estribo. Nessa etapa, as vibrações acabam por ampliar o som, que, finalmente, chega à orelha interna. Após isso, o líquido e as células ciliadas da cóclea auxiliam na propagação do som, que depois é enviado para o córtex cerebral, por meio de um nervo auditivo, onde as ondas sonoras são interpretadas. 

Como a audição está ligada ao equilíbrio?

Agora você pode estar se perguntando, como é que o equilíbrio vai entrar nessa conversa? Calma, vamos lá. A orelha interna, que acabamos de citar no tópico anterior, também tem seu papel no equilíbrio. Isso se dá em razão da presença de do vestíbulo e de três canais semicirculares. Eles estão cheios de líquido e, quando um movimento é feito, o líquido acaba estimulando as células sensitivas, que emitem uma mensagem ao cérebro com a interpretação do movimento, sendo importantes para manter o corpo no equilíbrio. 

A labirintite é um transtorno relacionado com isso? 

Como já está mencionado em seu nome, a labirintite é um transtorno da parte interna do ouvido, o labirinto, que abriga  tanto a cóclea (audição) quanto o vestíbulo e os canais semicirculares (equilíbrio). Quando algo não está bem nessa região, a audição e, principalmente, o equilíbrio podem ser afetados, gerando tonturas e quedas. 

Pesquisa vai avaliar relação entre as alterações de equilíbrio e queda de idosos 

Uma pesquisa brasileira, desenvolvida desde 2008, vai avaliar em sua quarta etapa a relação entre alterações auditivas e o equilíbrio. O foco dos pesquisadores é buscar entender se existe uma associação entre o envelhecimento e como ele afeta diversos sistemas, como o auditivo, e se há relação entre a audição, equilíbrio e as falhas desses dois aspectos em idosos. 

Avalie sua audição com a Audiba 

Está sentindo que sua audição não anda bem? Faça agora mesmo uma avaliação Auditiva com a Audiba! Entre em contato agora mesmo e marque a sua.