Conheça hábitos corriqueiros que podem estar prejudicando a sua audição
A perda da audição é um reflexo comum do passar dos anos e do envelhecimento. Assim como os demais órgãos do corpo humano vão envelhecendo, o aparelho auditivo também acaba perdendo a capacidade original com o passar do tempo. Entretanto, em algumas pessoas, isso pode se dar de uma forma mais acelerada, devido a fatores biológicos, genéticos e também comportamentais. Você sabia que alguns hábitos pioram a audição com o passar do tempo?
Neste conteúdo explicamos 5 hábitos mais comuns que podem levar a uma piora na audição, ou, até mesmo, na sua perda total.
Fique atento(a)!
Sobre a perda auditiva
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,5 bilhão de pessoas no mundo perdem a capacidade auditiva ao longo da vida e, desses 1,5 bilhões, 430 milhões precisarão de cuidados especializados, como tratamento auditivo por aparelhos.
Dentre os principais hábitos que pioram a audição, estão o ritmo de vida acelerado e os hábitos modernos, que acabam oferecendo maiores riscos à saúde auditiva das populações. Conheça, a seguir, alguns hábitos que são prejudiciais e podem levar a piora da capacidade de ouvir. Confira:
1. Fumar
O cigarro, ao ser aspirado pela pessoa fumante, libera a substância nicotina, componente que dificulta a oxigenação e pode levar a um comprometimento das vias auditivas com o passar do tempo. Segundo estudos, os fumantes apresentam um risco 1,2 a 1,6 maior de sofrer perda auditiva com este hábito, o que leva a considerar o cigarro como um grande vilão da boa saúde auditiva.
2. Usar hastes flexíveis
Outro hábito aparentemente ingênuo é o uso das hastes flexíveis para limpeza caseira dos ouvidos. Entretanto, na própria embalagem deste produto, é evidenciado que não se pode inserir no canal auricular, o que pode levar a machucados e danos no canal auditivo. Trata-se de uma área extremamente sensível do corpo. Prefira uma limpeza com profissionais especializados neste processo.
3. Usar fone de ouvido alto por longo período
Não podemos esquecer que os fones de ouvido como os intra auriculares ou headphones, possuem uma alta capacidade de volume, o que pode, após uma longa exposição, levar a perda gradativa da audição. Evite ouvir músicas no último volume e redobre o cuidado com longos períodos de exposição.
4. Exposição constante a ruídos
Algumas atividades que envolvam grande exposição a ruídos e sons, como DJs e áreas da construção civil, podem levar a uma desvantagem também quando o assunto é audição. Se o seu trabalho gera exposição constante a sons altos e ruídos, utilize protetores auriculares como abafadores de som.
5. Descuido em infecções e resfriados
Por fim, os resfriados e as infecções não podem ser deixados de lado. Afinal, o descuido ou tratamento realizado não totalmente em qualquer desses casos pode levar a perda auditiva ou queda na capacidade auditiva do indivíduo.
Trate da forma adequada e não deixe para a última hora a consulta com um especialista.
Conheça a Audiba
A Audiba oferece soluções completas em tecnologia e aparelhos auditivos, visando o atendimento individualizado de clientes e a melhora da sua saúde auditiva. Além disso, conta com uma equipe de profissionais qualificados e a mais alta tecnologia em recursos para aparelhos auditivos. Conheça todos os produtos Audiba e seus diferenciais no site!