-
Perda auditiva pela Covid-19: o que sabemos até agora
Estudos identificam perda auditiva pela Covid-19 e acendem sinal de alerta para efeitos longos causados pelo vírus
O vírus SARS-CoV-2 atingiu a marca de mais de meio milhão de casos em todo o mundo. No Brasil o número está próximo dos 34 milhões, mas com números diários mais controlados após a vacinação em massa de mais de 80% da população brasileira. Apesar dos sintomas mais comuns serem muito parecidos com uma gripe ou resfriado, as pessoas foram afetadas de maneiras distintas após o contágio com o vírus. Queda de cabelo, lesões na pele, problemas de memória e perda auditiva, nosso assunto de hoje neste post.
Caso você tenha ficado intrigado para entender mais sobre a perda auditiva pela covid, continue a leitura e conheça dados e pesquisas que estão observando essa relação.
A perda auditiva em casos de Covid-19
A perda auditiva pela Covid-19 é considerada um sintoma “estranho”, já que não acontece com tanta frequência, se comparado à febre, dor de cabeça e garganta e os demais sintomas mais comuns.
Mas também não é raro, já que isso é alvo de investigação por pesquisadores desde de 2020. Alguns pacientes têm relatado tontura, perda auditiva e surdez, após a infecção pelo coronavírus. Os sintomas são observados tanto em quem já tinha os sinais e percebeu uma piora quanto em quem não possuía nenhum sinal, antes do contágio.
Estudos identificam relação entre a perda auditiva e a Covid-19
Em revisão publicada no periódico International Journal of Audiology, cientistas da Universidade de Manchester e do Manchester Biomedical Research Center (BRC) analisaram 24 estudos sobre temas relacionados a problemas auditivos e ligados a vertigens e tonturas; e a Covid-19. Após análise, os pesquisadores identificaram que 7,6% dos pacientes disseram ter perda auditiva após o contágio pela doença. Além disso, outros 14,8% apresentaram zumbido no ouvido e 7,2% indícios de vertigem.
Apesar dos resultados da revisão indicarem relações entre perda auditiva e a Covid-19, estudos clínicos precisam ser realizados para realmente avaliar o efeito do vírus no sistema auditivo. No entanto, os dados já indicam um possível alerta para a real existência dessa relação.
Outro estudo publicado no American Journal of Otolaryngology, analisou 20 pacientes sem qualquer problema auditivo antes do contágio pela doença e que, após audiometria, apresentaram um resultado inferior aos que não contraíram a Covid-19.
Faça uma avaliação Auditiva com a Audiba
Se você percebeu sinais de perda auditiva, conte com a Audiba para fazer uma avaliação auditiva. Oferecemos o serviço nas unidades Portão e Batel. Entre em contato conosco e saiba mais!