-
Perda auditiva em jovens: como identificar?
Conheça os sinais de perda auditiva em jovens
Você sabia que mais de 1 bilhão de pessoas entre 12 e 35 anos correm risco de perder a audição? O motivo da perda auditiva em jovens é a exposição, cada vez mais em excesso, às mais variadas formas de altas sonoridades, como música alta e jogos com altos ruídos no fone de ouvido.
Para identificar e compreender quando um jovem, seja o seu filho, aluno ou parente, estiver apresentando sinais de perda auditiva, selecionamos alguns dos comportamentos mais comuns. É importante destacar que ao menor sinal é necessário realizar um exame de audiometria especializada e procurar ajuda médica. Confira a seguir:
1. Falta de atenção ao ser chamado por colegas de escola ou trabalho
Uma das primeiras formas de notar a dificuldade auditiva nos jovens, é quando ele apresenta falta de atenção ao ser chamado pelo seu nome, seja por colegas na escola ou família. Esse é um sintoma comum da perda auditiva: não conseguir ouvir de uma distância pequena, o que dificulta, posteriormente, sua sociabilidade nos ambientes.
2. Dificuldade para compreender algo que está sendo explicado
Se além de não ter “prestado atenção”, o jovem se queixa de não conseguir entender a explicação de uma aula, vídeo ou etc, apresentando dificuldades cognitivas, a diminuição da capacidade auditiva também pode ser um motivo. É necessário, portanto, após descartar questões neurológicas ou psicológicas, levar o mais rápido possível a um médico auditivo.
3. Televisão no volume máximo
Esse comportamento é bastante comum em crianças e adolescentes que estão desenvolvendo uma dificuldade auditiva, ou seja, é um sinal bem claro de perda auditiva em jovens. Assistir a desenhos e filmes em um volume alto pode significar dificuldade de audição. Por isso, é muito importante ficar atento a esse hábito, principalmente nos mais pequenos.
4. Falar mais alto que o normal, como se estivesse “gritando”
Uma última dica para identificar o problema da perda da audição em jovens é analisar o volume da voz. À medida que a criança ou o adolescente ouve menos, mais alto falarão. O retorno da voz é muito afetado pela capacidade de ouvir, devendo os pais ou responsáveis também ficar atentos a isso.
É imprescindível, a qualquer um desses sintomas, procurar um médico especializado. Quanto antes o diagnóstico da diminuição da capacidade auditiva for detectado, mais rápido o jovem pode realizar o tratamento adequado. Em muitos casos, o aparelho auditivo é fortemente recomendado.
Conheça a Audiba Aparelhos Auditivos
A Audiba oferece soluções completas em tecnologia e aparelhos auditivos, visando o atendimento individualizado de clientes e a melhora da sua saúde auditiva. Além disso, conta com uma equipe de profissionais qualificados e a mais alta tecnologia em recursos para aparelhos auditivos. Conheça todos os produtos Audiba e seus diferenciais no site!