• Reabilitação auditiva: entenda como funciona e quais as etapas

    A reabilitação auditiva traz uma série de técnicas que podem auxiliar no restabelecimento de pacientes com perda auditiva. 

    Estima-se, segundo dados do IGBE, que no Brasil 10 milhões de pessoas possuem algum grau de perda auditiva. Destes 10 milhões, 2,7milhões são surdas. 

    Um outro dado importante é que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050, 900 milhões de pessoas podem desenvolver algum tipo de deficiência auditiva. 

    Estes índices revelam a importância de compreender mais sobre a reabilitação auditiva e seus benefícios a quem desenvolve algum tipo de problema auditivo. 

    Confira mais sobre o assunto neste blog!

    Sobre a reabilitação auditiva

    A reabilitação auditiva trata-se de um conjunto de técnicas e procedimentos que visam recuperar parte da capacidade da audição perdida do paciente, seja por algum trauma, questão biológica ou outro fator preponderante para a perda.

    São vários os métodos, que devem ser aplicados após uma avaliação médica criteriosa, principalmente por parte de um profissional otorrinolaringologista. 

    A boa notícia é que essas técnicas podem ser úteis a todas as pessoas que possuem deficiência auditiva, tornando-se um auxiliar importante na reabilitação e na melhora da capacidade de ouvir sons.

    Quais os tipos de tratamento?

    Atualmente os tipos de tratamento são variados e indicados de acordo com cada paciente. Citamos, entre eles, o uso de medicamentos, a utilização de aparelhos auditivos e, em alguns casos, a realização de cirurgia. Citamos, como exemplo de intervenção cirúrgica, o implante coclear, uma tecnologia que tem auxiliado muito na qualidade da audição para as pessoas com níveis severos de surdez. Esta técnica é sugerida quando o aparelho auditivo já não funciona.

    Quais são as etapas da reabilitação auditiva?

    A reabilitação auditiva pode começar a ser realizada logo no nascimento do bebê, após a realização do teste da orelhinha e da confirmação de identificação de algum nível de perda auditiva. O acompanhamento com otorrinolaringologista e fonoaudiólogo é fundamental. Alguns exercícios utilizados corretamente podem auxiliar no desenvolvimento da capacidade auditiva e, consequentemente, da fala. 

    Na fase adulta, o exame de audiometria é primordial, assim como o acompanhamento de um fonoaudiólogo(a), que irá indicar certamente qual a melhor opção em tratamento. Na maioria dos casos, a reabilitação é feita por meio de aparelho auditivo, que poderá auxiliar a amplificar sons no canal auditivo do usuário.

    Para saber quais os diferentes tipos de aparelhos auditivos disponíveis e qual o melhor para o seu caso, conheça a Audiba!

    Audiba Aparelhos Auditivos

    Com um corpo especializado em aparelhos auditivos, a Audiba oferece as melhores opções e tecnologia para suprir as necessidades de seus clientes com qualidade e confiança na hora de buscar métodos de reabilitação auditiva. 

    Confira o site da Audiba e consiga o seu aparelho auditivo com soluções completas em tecnologia!

    Voltar
    • Compartilhe: