Perda de audição, doenças neurológicas, acúmulo de cera e depressão estão entre as mais de 200 possíveis causas do zumbido nos ouvidos. O sintoma acomete aproximadamente 278 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Novembro é considerado o mês da Campanha Nacional de Conscientização sobre o Zumbido. A fonoaudióloga responsável pela Audiba Aparelhos Auditivos, Márcia Bonetti, explica as características do zumbido.
No caso da moradora de Curitiba e técnica em nutrição aposentada, Eliude Nascimento de Andrade, de 78 anos, o zumbido começou há alguns anos depois de otites de repetição e infecção localizada no ouvido. Apesar de realizar acompanhamento com especialistas e estar em constante tratamento, o sintoma se agravou em 2021.
Os aparelhos auditivos estão entre os tratamentos feitos pelos pacientes com zumbido, mas é preciso manter um acompanhamento contínuo com especialistas. Isso porque a terapia não consiste, simplesmente, em receber o paciente e colocar o aparelho. É preciso oferecer aconselhamentos, orientações e sessões de terapia fonoaudiológica. Em tratamento desde outubro deste ano, Eliude relata uma melhora significativa.
Como não existe uma causa única para o zumbido nos ouvidos, o problema não possui um tratamento específico para todos os casos. Os pacientes que sofrem com o sintoma precisam passar por uma avaliação médica para identificar a causa e garantir o tratamento mais adequado para o caso.
Originalmente publicado em Band News.