0:00
/
0:38
Audiba Jingle

Saúde auditiva: entenda o que é a síndrome de Ménière

síndrome de Ménière

Conheça as causas, sintomas e tratamento contra a síndrome de Ménière

Embora ainda cercada de muitos mistérios, acredita-se que a principal causa da hidropsia endolinfática ou síndrome de Ménière seja um aumento de pressão na parte interna do ouvido.

O problema afeta principalmente adultos entre 40 e 60 anos de idade e, na maioria dos casos, é diagnosticado em apenas um dos ouvidos.

Entenda melhor a seguir.

O que você precisa saber sobre a síndrome de Ménière

Causas

O labirinto, uma das partes que compõem o ouvido humano, produz um líquido chamado endolinfa que envolve membranas e células neuronais, essenciais para a realização de movimentos como ficar de pé e se equilibrar.

O que ocorre na doença de Ménière é um aumento repentino na pressão da endolinfa, devido a uma drenagem desregulada do líquido.

Entre as principais causas estão o estresse, tabagismo, alterações no sistema imunológico, infecções e predisposição genética.

Sintomas

Uma característica bem marcante que pode ajudar a identificar o início da doença é a plenitude auricular, sensação de ouvido “cheio” ou “tapado” por alguns minutos ou horas.

Após este sintoma é comum que o paciente sinta vertigens, zumbidos, náuseas, desconforto com alguns sons e até mesmo a perda auditiva durante as crises.

Tratamento

Considerada uma doença crônica, ainda não existe um tratamento específico para a síndrome de Ménière.

No entanto, alguns procedimentos podem ajudar a aliviar os sintomas a longo prazo, podendo variar entre uso de medicamentos, mudança no estilo de vida, cirurgias e uso de aparelhos auditivos.

Prevenção 

Assim como as causas não são bem definidas cientificamente, as formas de prevenção também não são exatas. Mas manter hábitos de vida mais saudáveis podem contribuir significativamente para evitar o desenvolvimento desta e de outras doenças.

Ao perceber qualquer sintoma semelhante à crise de Ménière, procure orientação médica para evitar o agravamento da doença.

Nosso conteúdo te ajudou? Acesse o nosso site e veja mais artigos como este.